Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Comentários recentes






ERROS DE BELEZA

por basicessentials, em 23.03.12

Todas nós gostamos de ter alguns cuidados básicos para manter a nossa beleza em dia. Infelizmente, algumas crenças e a falta de informação, às vezes as levam criar hábitos que, em vez de colaborar com a beleza acabam por fazer o oposto.

Para que possamos não cometer mais estes deslizes, deixo aqui uma listinha dos erros de beleza mais comuns, que muita gente faz acreditando ser a maneira correcta de se cuidar.

Evita esses hábitos antigos e percebe qual a forma certa de cuidar da tua beleza de modo a proporcionar resultados ainda melhores.

 

1 – Passar condicionador demais no cabelo

Algumas pessoas acreditam que quanto mais condicionador passarem, mais hidratado o cabelo vai ficar. Na verdade, exagerar na quantidade de creme pode deixar o cabelo pesado, sem vida e oleoso – mesmo que o cabelo seja naturalmente seco.

O ideal é colocar um pouco de creme na palma da mão e espalhar somente nas pontinhas. O cabelo não precisa ficar “branco” de tanto creme para ficar hidratado.

2 – Exagerar ao lavar o cabelo

Outra crença ainda muito presente é a de que se deve lavar o cabelo várias vezes ou ficar esfregando bastante o couro cabeludo para retirar todas as impurezas. Infelizmente, fazer isso vai deixar o cabelo sem as substâncias hidratantes naturais dele e ainda pode desencadear maior produção de sebo – o que deixará a raiz extremamente oleosa.

Ao lavar o cabelo, aplica shampoo em toda sua extensão e massageia levemente o couro cabeludo descendo até as pontas. Após isso, basta enxaguar bem com água corrente. Se desejarem remover melhor as impurezas, utilizem um shampooanti-resíduos.

3 – Passar perfume depois de se vestir

Passar perfume na roupa, além de poder manchar, pode não dar o efeito esperado. O perfume é feito para ser aplicado na pele, onde, com o calor do corpo, mostrará o aroma esperado. Por isso, evitem passar o perfume por cima da roupa. Passem antes no pulso e atrás das orelhas.

4 – Arranjar as sobrancelhas com o rosto muito perto do espelho

Colocar o rosto muito perto do espelho na hora de tirar as sobrancelhas pode comprometer seriamente o resultado. Ao tirar as sobrancelhas, aconselha-se ficar longe do espelho, primeiro para analisar onde vai tirar os pelos. Então, aproxima-se e tira-se alguns. Afasta-se novamente para conferir o resultado e repete-se o processo até terminar. Assim terás mais chances de manter o formato certo para o teu rosto e evitarás deixar as sobrancelhas finas demais ou pequenas demais.

5 – Esquecer de maquilhar o peito e o pescoço

Este é um erro fatal especialmente se usares uma base ou pó com um tom diferente da tua pele natural. A diferença entre a pele do rosto e a pele do pescoço e do peito fica evidenciada nesses casos.

Por isso, ao te maquilhares, não te esqueças de deixar toda a região exposta com uma cor homogénea. Para não errar, testa sempre o tom da base e do pó antes de comprar na loja.

6 – Abusar no corretor

Aplicar corretor demais na região dos olhos pode evidenciar ou até mesmo criar rugas inexistentes. Exagerar na quantidade de produto não vai esconder mais os pequenos defeitos que não queres que apareçam.

Em vez de colocar uma quantidade exagerada de corretor, prefiram antes passar um primer facial porque fecha os poros e deixa a pele com um aspecto mais bonito, além de fixar melhor a maquilhagem e fazer com que ela dure mais.

7 - Não se desmaquilhar à noite

Deitar-se com a pele cheia de impurezas e sujidade,, pode levar ao aparecimento de poros dilatados ou borbulhas. Deve usar-se sempre uma água ou loção desmaquilhante e aplicar um creme de noite.

7 - Espremer as borbulhas

É um erro grave e com consequências por vezes irreversíveis.  Ao espremê-las, além de estar a danificar a "lesão sebácea" está também a danificar a pele sã que a envolve, levando a uma cicatriz que se pode traduzir numa mancha ou num pequeno buraco. Em vez disso, deve usar tópicos contendo antibióticos ou peróxido de benzoíl para secar as lesões sem as traumatizar

8 - Humedecer os lábios quando estão desidratados

É uma reação quase instintiva humedecer o que está seco, mas a saliva só vai fazer com que os lábios fiquem ainda mais secos e até fissurados.Ter as unhas constantemente pintadas

9 - Ter as unhas constantemente pintadas

Muitas vezes pensamos que para estar mais apresentáveis precisamos de ter as unhas sempre pintadas mas esquecemo-nos que elas  podem enfraquecer e até mesmo tornarem-se quebradiças se estiverem permanentemente cobertas de verniz. Deve-se fazer intervalos de, pelo menos, um ou dois dias por semana mas, deve-se fazer intervalos de mais tempo se ficarem frágeis. Nessa altura, pode aplicar-se um endurecedor de unhas.

10 - Mexer constantemente nos cabelos

Mexer nos cabelos repetidamente vai sujá-los mais depressa e levar ao seu enfraquecimento. Pelo mesmo motivo, deve evitar-se os brushings e alisamentos repetidos.

11 - Usar cosméticos fora de prazo

Depois de aberto, um cosmético tem uma validade, referida na embalagem, geralmente de seis meses a um ano. Ultrapassado esse tempo, mais do que poder lesar a pele, ele torna-se inativo, isto é, nada faz, perde as suas propriedades. Aqui cabe uma chamada de atenção para os protetores solares, que nunca devem ser utilizados de um ano para o outro.

12 - Combater a celulite apenas através de cremes

A celulite instala-se devido a alterações dos estrogénios no desenvolvimento da mulher. A falta de exercício físico, a alimentação errada e a tendência genética fazem o resto. Sendo assim, é óbvio que os cremes ditos anticelulíticos pouco fazem para lá da vantagem da massagem durante a sua aplicação. Por isso, devem ser sempre combinados com a prática de exercício físico regular, uma alimentação saudável e a ingestão de muita água fora das refeições.

13 - Mudar de shampoo constantemente

O uso continuado do mesmo ahampoo é desaconselhado pelo hábito que se instala nos cabelos oleosos ou secos. Mas a mudança constante de shampoo também é desaconselhável pois pode levar o couro cabeludo a responder com secura ou oleosidade aos diferentes produtos que esses shampoos possam conter. Assim, é aconselhável usar um shampoo neutro adequado ao tipo de cabelo e o uso de um condicionador para disciplinar os fios capilares e facilitar o pentear.

14 - Clarear / Descolorar os pêlos

O principal risco dos descolorantes, principalmente quando são utilizados no buço, é o aparecimento de alergias, o que pode fazer aparecer manchas na pele. 

15 - Tomar banho muito quente

Quem quer ter uma pele saudável não pode tomar banhos muito quentes. A beleza da pele já é prejudicada em função das condições climatéricas como frio, baixa humidade do ar ou o vento, se ao passar por tudo isso a pele ainda for exposta a banhos demorados e muito quentes, será mais um factor para aumentar o ressequimento e o envelhecimento da pele. A água quente retira a gordura da pele que é responsável por proteger a pele e mantê-la bonita e saudável.

 

Segue as dicas e cuida ainda mais da tua beleza. Assim aproveitas ao máximo os benefícios que os cosméticos podem proporcionar.

Autoria e outros dados (tags, etc)





Comentários recentes